Entrevista: Franchising de Lavandarias Míele Aquacare vai estrear novo conceito em 2019

Entrevista Franchising Lavandarias Miele Aquacare

Durante mais de 80 anos, a Míele assumiu o compromisso de criar e desenvolver tecnologia de tratamento de roupa orientada para o futuro, profissional e económica. Em 1991, conjuntamente com a Kreussler, apresentou o sistema de limpeza “Wet Cleaning”, lançado em Portugal sob a marca Aquacare.

Em 2007 a marca deu início a um novo modelo de expansão para Portugal, inaugurando uma rede de lavandarias especializadas, num total de 11 até ao momento.

Com um conceito testado e com mais de 10 anos de existência, a marca quer chegar ainda a mais portugueses, tendo como objectivo o crescimento para o dobro das lojas nos próximos três anos.

O franchising será uma das apostas da Aquacare, que em 2019 vai estrear um novo conceito de lojas/quiosques de entrega e recolha de peças.

Ao Gofranchising, o responsável pelo desenvolvimento e renascimento da marca Vasco Romão e o director ibérico da área das lavandarias industriais Míele, Paulo Silva, falaram sobre o percurso em Portugal e dos objectivos para o futuro.

GO: O que consideram que a marca veio trazer de inovador ao sector das lavandarias em Portugal?

VR e PS: Uma nova forma de limpar a roupa muito mais eficiente, ecológica e inofensiva para os tecidos e pessoas. Limpar a água já existia mas com algumas limitações. Com esta tecnologia (programas, produtos e máquinas) conseguimos limpar tudo a água mesmo o que tem de ser limpo a seco. A roupa fica melhor lavada, as fibras dos tecidos menos danificadas, é menos agressivo para o ambiente, para os trabalhadores e para o cliente final que usa a roupa.

GO: Qual foi a maior aprendizagem que obtiveram desde a abertura da primeira loja?

VR e PS: O momento em que se abre e onde se abre faz bastante diferença.

GO: Quais os principais objectivos de expansão a curto-médio prazo?

VR e PS: Implementar uma nova versão dos programas e produtos nas Aquacare existentes (das 11, 3 já estão actualizadas e 4 já estão a organizar-se para mudar no início do ano). Para 2019 contamos abrir 5 novas lavandarias full service (com base nas “leads” que temos atualmente) e estrear as novas lojas de “Pick&Drop”. Isto é, são lojas satélites das actuais que fazem recolha da roupa, lavam nas lojas-mãe, e entregam de novo na mesma loja. Desta maneira conseguimos espalhar a rede mais rapidamente e estar em mais locais perto dos clientes. O acabamento final de engomadoria é feito no local de recolha para garantir a qualidade.

GO: Que vantagens competitivas poderão oferecer aos futuros parceiros / franchisados de negócio?

VR e PS: Esta rede pretende viver mais das sinergias de escala do que cobrar royalties aos franchisados, logo aí é bastante diferente dos demais franchisings. Além do apoio em todo o processo de abertura da loja.

27 de Novembro de 2018

Outras notícias: