- Interdomicilio lança novo portal de emprego
- E-goi possibilita que loja online facture mais de 50.000 €
- Urban Obras celebra 10.º aniversário
- Grupo DIA assina parceria com a 360HYPER.PT
- Decisões e Soluções abre 1.000 vagas nas áreas imobiliária e financeira
- Decisões e Soluções cria guia de boas práticas de venda em tempo de desconfinamento
- Homing diversifica oferta e lança-se no sector imobiliário
- MO reabre lojas e lança campanha solidária a favor do SNS
- Myiced lança Home-Kit Bubble Tea
- RE/MAX adquire equipamentos de protecção para visitas a imóveis
Do Brasil para Portugal: franchising ou franquia no topo das escolhas de quem se quer fixar no nosso país
Ao longo de mais de 9 anos de existência do Gofranchising.pt, nunca registamos uma procura tão elevada de empreendedores brasileiros que, devido à crise social e política do seu país, vêm para Portugal à procura de um novo negócio, fazendo do franchising (franquia, no Brasil) a primeira opção.
O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de franchising com mais de 2800 marcas em expansão por esta via, sendo que é o sector da restauração que domina e continua a registar elevados níveis de procura.
Por ser um mercado destas dimensões e onde o franchising obedece a regulamentação legal, oferece maior segurança aos franchisados, tem inúmeras marcas consolidadas e continua a ser um terreno fértil de expansão com um crescimento de facturação de 5,1% só no 2.º trimestre deste ano, segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising.
O empreendedor brasileiro acede ao Gofranchising.pt à procura de oportunidades de negócio que lhe ofereçam segurança, rapidez e apoio na implementação e o sector da restauração é um dos preferidos.
Com capacidades de investimento superiores a 50 mil euros, vontade de participar activamente no negócio e um maior conhecimento do que é o modelo de franchising, este empreendedor quer fixar-se em Portugal e não escolhe exclusivamente grandes cidades.
O mercado português de franchising deve preparar-se para este novo perfil de empreendedor/franchisado e encarar esta como uma possibilidade de consolidação, absorver novos conhecimentos e apostar na importação de modelos de negócio ainda não explorados em Portugal mas com vínculos ao Brasil.
Mais uma oportunidade para o franchising português continuar a crescer.
Autor: Lídia Amorim, gestora Gofranchising.pt e Trema – Especialistas em franchising
29 de Outubro de 2018
O Formulário foi enviado com sucesso