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Internacionalização: MELOM vai crescer em Espanha
A MELOM, marca portuguesa líder em reabilitação de imóveis, escolheu Espanha para dar o seu primeiro passo na internacionalização. Madrid foi a primeira cidade espanhola a receber os serviços da marca e já conta com 12 unidades.
João Carvalho, director-geral da MELOM, começa por afirmar que “o mercado de obras e reabilitação português está ao rubro e detectámos que existe uma enorme necessidade de profissionalizar o sector na Europa, tal como aconteceu em Portugal há 7 anos quando a MELOM surgiu.”
O know-how obtido pela marca ao longo destes anos em Portugal permite agora “levar o conceito para outras partes da Europa, e Espanha é o primeiro desafio: o mercado espanhol ainda não se profissionalizou estando as obras em casa a cargo de empresas ou empresários pouco qualificados, sem quaisquer garantias de qualidade e serviço ao cliente.”
Com 12 unidades já instaladas e em funcionamento, a MELOM prevê “chegar às 50 unidades franchisadas até ao final deste ano.”
Catalunha e Canárias são outras regiões onde prevê crescer e alcançar as “200 unidades franchisadas em apenas cinco anos. Na capital, a previsão aponta para uma facturação de 50 milhões de euros até 2022.”
O modelo da MELOM é, até agora, único em Espanha por juntar o trabalho de projecto do arquitecto e a execução num só, sendo que neste mercado os serviços eram tratados de forma distinta.
Em Espanha, o modelo de franchising utilizado será muito idêntico ao português, com a particularidade de em Madrid existirem duas modalidades de negócio: “Obras” e “Reformas”.
25 de Setembro de 2018
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