Entrevista: Luís Tavares, director coordenador nacional da DS Seguros

Luis Tavares - Coordenador Director Nacional DS Seguros

A DS Seguros foi lançada em Outubro de 2015 e é detida pela Decisões e Soluções, maior rede de consultoria imobiliária e financeira a actuar em Portugal. Com um assumido forte plano de expansão, a marca tem já mais de 30 agências e continua a crescer mês após mês.

Ao GoFranchising, Luís Tavares, director coordenador nacional da DS Seguros, revela algumas das motivações para o crescimento rápido mas sustentado daquela que pretende ser uma das mais fortes redes a actuar no sector dos seguros em Portugal.

 

GO: Na sua opinião, quais são as principais lacunas no mercado dos seguros?

LT: O mercado de seguros apresenta enormes oportunidades para quem o entender verdadeiramente e, simultaneamente, para quem tiver as ferramentas necessárias para trabalhar esse mercado.

O mercado dos seguros movimenta um volume de negócios elevadíssimo e é um sector em constante movimento, o que abre excelentes oportunidades de entrada no sector por parte de novos operadores.

Cerca de 70% do mercado está na mediação dos pequenos e médios mediadores de seguros, os quais, regra geral, têm capacidade de trabalhar apenas com uma ou duas companhias, pelo que não podem acompanhar as melhores soluções para os seus clientes. Ao terem a concorrência de um grande mediador como a DS Seguros, que tem para oferecer aos clientes sempre a melhor solução do mercado, naturalmente perdem clientes.

A principal lacuna do mercado dos seguros ainda é a falta de informação do cliente. A falta de informação e/ou de independência do pequeno/médio mediador, fazem com que muitos clientes não tenham os seguros mais adequados às suas necessidades e ao preço ajustado às melhores soluções existentes no mercado.

No entanto, esta lacuna tem sido e vai continuar a ser uma excelente oportunidade para a DS Seguros, pois o futuro irá naturalmente passar por muitos mediadores de pequena e média dimensão terem de juntar-se a uma empresa como a DS Seguros, pois cada vez mais os clientes passarão a ter mais informação e a perceber que não estão a ter acesso às melhores soluções através do seu mediador tradicional.

GO: Como coordenador da marca, o que acha que pode cativar mais os empreendedores na hora de escolher a DS Seguros?

LT: Sem dúvida poderem trabalhar numa área de negócio estável, de futuro, com um volume de negócio muito elevado, com margens de ganho muito elevadas, criando uma carteira de clientes em parceria com uma marca forte no mercado, que irá proporcionar ganhos durante muitos anos, num negócio que até pode ser passado de geração em geração.

Por outro lado, as comissões que a DS Seguros coloca à disposição dos seus agentes, logo no arranque da actividade, são sensivelmente o dobro daquelas que os mediadores pequenos e médios têm, pelo que para o mesmo trabalho, ou para os mesmos seguros, o ganho é cerca do dobro.

Por fim a possibilidade de poder oferecer ao cliente sempre a melhor solução para todos os seguros que este tem, fidelizam o cliente de uma forma que o mediador tradicional tem muita dificuldade em conseguir.

GO: Têm um forte plano de expansão e as aberturas têm sido constantes, mas há regiões a que gostariam de chegar mais rapidamente?

LT: A DS Seguros está muito satisfeita com a excelente receptividade que o seu projecto tem tido e exemplo disso é que, em pouco mais de um ano, a marca já lançou mais de 30 lojas, espalhadas praticamente por todo o território nacional, desde o continente às Ilhas (uma na Madeira e 3 nos Açores em ilhas diferentes), do litoral ao interior, de Trás-os-Montes ao Algarve, das grandes cidades a algumas vilas do interior, o que é um excelente sinal.

No entanto estamos no início, o objectivo é termos cerca de 200 agências, cobrindo assim todo o território, fazendo da DS Seguros a marca de referência na mediação dos seguros, pelo que ainda muitos empreendedores terão a possibilidade de criar o seu negócio com a DS Seguros em muitas cidades e vilas do nosso país.

GO: Qual é o “segredo” para um crescimento rápido e sustentado?

LT: O segredo é que antes de este projecto ser lançado, já havia um trabalho de cerca de 12 anos em Portugal do Grupo Decisões e Soluções, a criar condições para que o sucesso dos nossos agentes, que hoje entram na marca, esteja facilitado, especialmente em termos de criação de métodos de trabalho, ferramentas, protocolos e excelentes condições, que só são possíveis com escala, dimensão, know how e uma equipa experiente.

26 de Junho de 2017

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