Inatel avança com franchising social

kantina-inatelA Fundação Inatel está a lançar um franchising social para apoiar desempregados ou jovens à procura do primeiro emprego.

O papel da fundação é escolher os locais, equipá-los com os meios necessários  custeados pelos proprietários e angariar empresas parceiras, para fazer “com que estas pessoas, que não tinham ocupação e que estavam a receber subsídio de desemprego possam ajudar a própria sociedade e ajudarem-se a eles próprios”, explica Rui Calarrão, representante do projecto.

O primeiro franchising social vai arrancar a 8 de Maio, em Lisboa. Entre 39 candidatos, o Inatel escolheu João Barbas Lopes, que vai gerir o “Kantina Inatel – Chaminés do Palácio”, um restaurante com pratos tipicamente portugueses a preços acessíveis.

O Porto será depois a segunda cidade a receber um espaço idêntico, desta feita com o nome “Kantina Inatel – Cidade ribeirinha”.

O franchising não se limitará apenas à restauração, já que em Espinho vai ser implementado um projecto-piloto das agências de viagens da fundação, para o qual concorreram 64 pessoas.