Nata, o doce português em franchising

Nata é a primeira rede de franchising com foco no famoso doce português. A marca já iniciou a sua expansão e acredita que este modelo de negócio pode ser um sucesso, principalmente em mercados internacionais.

Foi o Ministro da Economia quem, há alguns meses, sugeriu a criação de um franchising de pastéis de nata, como foi na altura noticiado no nosso portal. O grupo BeBusiness assim o fez e criou a primeira rede de franchising de pastéis de nata.

Ao GoFranchising, João Cunha, administrador do grupo, explicou quais os factores que impulsionaram o lançamento desta rede: “Apreciado em muitos locais no mundo, o pastel de nata tem causado sucesso comercial nos locais onde é vendido, não existindo porém uma focagem neste produto, nem um grau de qualidade ao nível do seu potencial. Associado a um universo de valores culturais, sociais e gastronómicos muito fortes o pastel de nata torna-se assim na estrela de um conceito português de franchising de projecção económica mundial.”

Nas lojas NATA, o pastel acaba por ser o “cabeça de cartaz” do conceito mas associado a outros produtos também tradicionais portugueses, como a bica, a torrada, alguns refrescos típicos, a ginginha, num ambiente que contempla citações e pensamentos do poeta português Fernando Pessoa.

A marca, ligada a um grupo que detém vários negócios em franchising, espera “ter como primeiros destinos de exportação o mercado francês e o brasileiro” e tendo em conta o fluxo de contactos que têm surgido de outros países “até 2016 pretendemos ter presença em 12 mercados – sendo que França, Brasil, Espanha e Reino Unido estarão muito provavelmente na linha da frente desta expansão internacional”, afirma João Cunha.

No que toca à expansão em Portugal os objectivos são inaugurar 10 unidades franchisadas até ao final do ano com principal interesse nas regiões do “Porto, Coimbra, Sintra, Óbidos, Algarve e Ilhas dos Açores e Madeira”.