- O delivery BBQing, uma opção para restaurantes
- Interdomicilio lança novo portal de emprego
- E-goi possibilita que loja online facture mais de 50.000 €
- Urban Obras celebra 10.º aniversário
- Grupo DIA assina parceria com a 360HYPER.PT
- Decisões e Soluções abre 1.000 vagas nas áreas imobiliária e financeira
- Decisões e Soluções cria guia de boas práticas de venda em tempo de desconfinamento
- Homing diversifica oferta e lança-se no sector imobiliário
- MO reabre lojas e lança campanha solidária a favor do SNS
- Myiced lança Home-Kit Bubble Tea
Marcas portuguesas apostam em Angola
O mercado angolano está a tornar-se cada vez mais apetecível para as redes de franchising portuguesas. Depois das redes brasileiras, que foram as primeiras a apostar naquele mercado emergente, algumas marcas internacionais, e também portuguesas, começam a dar os primeiros passos em Angola.
O franchising é um modelo de negócio que está a crescer sustentadamente em Angola, país que aprovou mesmo legislação específica para regular esta fórmula de distribuição comercial. O incremento do franchising naquele país deve-se, por um lado, ao aparecimento dos primeiros grandes centros comerciais ou shoppings, e por outro lado ao crescimento da própria economia angolana.
Actualmente operam em Angola dezenas de redes de franchising. As que primeiro se estabeleceram actuavam sobretudo nos sectores da restauração e da moda, tendo surgido entretanto outros negócios em áreas como a estética, ginásios e até arranjos de costura.
Certas empresas angolanas pensam também em começar a franchisar o seu negócio, o que revela a aceitação que o modelo tem vindo a granjear no país. A Trema, consultora portuguesa de franchising, concluiu no ano passado a formatação do negócio da Rede Camponesa, que actua no comércio agrário, e que pode ser considerada como a primeira rede franchisadora de origem angolana.
Tem-se verificado igualmente que grande parte dos Masters que operam em Angola são empresários portugueses, muitas vezes associados a empreendedores locais. É o que se passa com a Curves ou a Jumping Clay. Outras marcas com bastante notoriedade, como a Valores e a Square Imobiliária, já manifestaram a sua intenção de entrar a curto prazo no mercado angolano.
Uma das plataformas que se têm revelado importantes neste processo é o portal GoFranchising Angola (www.gofranchising.co.ao) , não só por ser o único portal de franchising naquele país mas também por ter grande parte da sua gestão centralizada em Portugal, estando em contacto permanente com as marcas nacionais.
O Formulário foi enviado com sucesso