Aprovada nova Linha PME Crescimento

O Governo anunciou o lançamento de uma nova linha de crédito para apoio às Micro, Pequenas e Médias empresas – a Linha PME Crescimento, que visa reforçar a liquidez e capacidade de investimento das empresas economicamente viáveis.

Este programa, pelas suas características, pode ser relevante para as empresas de franchising. A linha foi acordada com a generalidade dos bancos a operar em Portugal e sucede às anteriores linhas de crédito PME Invest. A nova PME Crescimento vai estar disponível a partir de 16 de Janeiro de 2012, com uma dotação orçamental de 1 500 milhões de Euros.

A linha destina-se preferencialmente a Micro, Pequenas e Médias Empresas, certificadas pela Declaração Eletrónica do IAPMEI, com sede em território nacional, sem incidentes não justificados ou incumprimentos junto da banca e sem atribuição de classe de rejeição de risco de crédito. As empresas devem ainda ter a sua situação regularizada junto da Administração Fiscal e da Segurança Social à data da contratação do financiamento.

O montante máximo de financiamento, por cada empresa é de 25 000 euros (micro empresas) ou de 50 000 euros (pequenas empresas). Contudo, o montante máximo previsto para cada operação poderá ser ajustado, por determinação da Entidade Gestora da Linha, comunicado ao Banco no momento do enquadramento da operação.