Novos sectores

O mercado de franchising tem vindo a crescer substancialmente e são cada vez mais as empresas que optam por este regime para expandir os seus conceitos dentro e fora de Portugal. A inovação e a capacidade de reduzir custos a clientes ou empreendedores têm sido factores-chave para este crescimento, surgindo assim novas áreas de negócio.

Um dos sectores que mais têm vindo a crescer é o da Mediação de Obras. Em poucos meses surgiram várias marcas especializadas, que se encontram num processo de rápida expansão por todo o País. Entre outros nomes, podemos referir a Illico Obras, Melom, Urban Obras, Loja dObras, House Project e Square Obras.

Outro dos sectores, importado de mercados internacionais, que têm vindo a crescer em Portugal é o de Centros de Escritórios e Escritórios Virtuais. Nesta área surgiram marcas como A Sua Secretária e Avila Business Centers. Este conceito permite a empresários reduzir os custos mensais com secretariado ou o arrendamento de escritórios, podendo utilizar um espaço de trabalho, apenas pelo período necessário e que pode ser compartilhado com outras empresas.

São cada vez mais as pessoas que preferem pagar por um serviço a ter de executá-lo. Por isso tem crescido o número de empresas que prestam serviços ao domicílio na área das pequenas reparações e manutenção. Dentro deste sector surgiram muito recentemente a Htools, Ideal Canalizador e Ideal Electricista.

Com a crise no sector da compra e venda de imóveis, prevê-se um crescimento do mercado de arrendamento nos próximos meses. Nesse sentido começam a surgir empresas unicamente direccionadas para este segmento como a Arrenda na Hora. Algumas imobiliárias tradicionais já começaram também a apostar mais fortemente neste serviço.