Redes em expansão

O franchising tem superado com sucesso a actual conjuntura económica, demonstrando que é a fórmula ideal para iniciar um negócio. Mesmo nos dias de hoje é possível arrancar com um conceito já testado e obter a rentabilidade desejada. São várias as redes que mantêm o seu ritmo de expansão em nível elevado. De resto, em Portugal, existem várias ofertas de baixo investimento até 20 ou 25 mil euros. Isto facilita o crescimento das marcas.

As oportunidades indicadas a seguir não são as únicas, mas representam um grupo de redes em expansão e que têm atravessado a actual conjuntura indiferentes à crise e com satisfação dos seus franchisados.

Valores (compra e venda de ouro).  É a marca que mais cresceu em 2009, inserida num sector que se espera que cresça ainda consideravelmente nos próximos anos. A Valores é a primeira empresa de compra e venda de ouro  que, em  2008, permitiu a possibilidade de abertura de lojas em regime de franchising.  Com investimento inicial a partir de 19.800 euros, a marca possui actualmente cerca de 70 franchisados distribuídos por todo o território nacional, tendo iniciado recentemente o seu processo de internacionalização em Espanha.

Remax (mediação imobiliária). Líder destacada em Portugal, é a maior rede internacional de mediação imobiliária. A Remax mantém o seu ambicioso plano de expansão.

Jani King (limpezas). A Jani King é a empresa líder de limpezas a nível mundial. Permite ser franchisado por um total de 10 mil euros. Neste momento dispõe de cerca de 20 franchisados em Portugal.

Maxfinance (consultoria financeira). O sector da consultoria financeira cresceu bastante nos últimos anos. O sector tende a ser dominado pelas marcas mais sólidas e confiáveis, como a Maxfinance. A marca  apresenta os seus argumentos, através de equipas bem qualificadas e devidamente formadas – nomeadamente pelo IFB – bem como um portefólio de produtos / serviços financeiros altamente diversificado e competitivo. O investimento inicial é de 35.000 euros.

OuroDamas (compra e venda de ouro). Num negócio em expansão, a OuroDamas apresenta como vantagens a isenção de royalties e um investimento inicial de 14 mil euros (loja chave-na-mão). O franchisado tem ainda a garantia de que todo o material comprado na sua agência ser-lhe-á adquirido pela própria marca ao melhor preço do mercado.

Eurener (energias renováveis). Sector em alta e em forte expansão. O sistema Eurener está especialmente dirigido para instaladores, electricistas, construtores, promotores, particulares e comerciais, com um investimento inicial de 15 mil euros.