Negócio do ouro em alta

Todos os indicadores apontam para que os negócios do ouro se mantenham em alta nos próximos tempos. É uma boa notícia para as redes de compra e venda de ouro, como a Valores, Ourinvest ou OuroDamas, que assim podem prosseguir a sua expansão em franchising.

Em Nova Iorque, os contratos de futuros sobre o ouro para entrega em Dezembro avançaram recentemente para os 1233,80 dólares/onça. Quer isto dizer que, no entender dos especialistas, é seguro que o ouro prosseguirá pelo menos até ao final deste ano a sua trajectória de valorização. Tal conclusão extrai-se facilmente da leitura dos mercados, mas nestes é dado como certo que o ouro tem ainda lastro para valorizar-se nos próximos anos.  

Esta tendência explica-se, entre outros factores, pelos recentes indicadores económicos divulgados nos EUA. A venda de casas usadas caiu mais do que o esperado (27% face ao mês anterior), fazendo aumentar a percepção de que o forte abrandamento da economia norte-americana vai pôr travão à recuperação global, podendo mesmo provocar uma nova recessão.

Esta perspectiva fez tombar os mercados accionistas. Vários investidores abandonaram as acções, sobretudo as de maior risco, tendo optado pela segurança do ouro.