PME Investe V: crédito para franchising

Foi aberto o novo programa PME Investe, que tem por objectivo facilitar o acesso das Pequenas e Médias Empresas, nas quais se incluem as empresas franchisadoras e franchisadas, a crédito bancário com taxas de juro bonificadas e com redução de risco.

Este PME Investe V destina 250 milhões de euros às Micro e Pequenas Empresas e mantém as condições de acesso melhoradas, já que apenas obriga aquelas empresas à apresentação de resultados líquidos positivos em 2 dos últimos 4 exercícios, contra os 3 exercícios exigidos pelas três primeiras linhas.

Os incentivos públicos inerentes a esta linha traduzem-se em bonificação de juros e bonificação integral da comissão de garantia, assim como cobertura de risco de crédito até 50% do capital em divida.

Para beneficiar destes apoios, as empresas de franchising terão de contactar com um dos bancos parceiros, com o propósito a apresentar a sua candidatura, sendo ainda necessário que assegurem determinadas condições genéricas. Entre outras exigências, devem integrar as actividades (CAE) previstas na lista definida pela entidade gestora e não terem dívidas à Administração Fiscal e à Segurança Social.