Cinco negócios de baixo investimento

É possível abrir um negócio testado e rentável com menos de 20 mil euros. Em Portugal, algumas marcas oferecem uma oportunidade dentro desse escalão. Na verdade, o universo do franchising oferece alguns conceitos mais económicos, geralmente considerados como de baixo investimento.Trata-se de propostas devidamente formatadas e testadas, tão credíveis como quaisquer outras com valores superiores.

A razão pela qual apresentam um investimento reduzido tem a ver quase sempre com as características do espaço exigível e o tipo de equipamentos necessário.

As oportunidades indicadas a seguir não são as únicas, mas representam um leque de empresas de distintos sectores que se integram no conceito de baixo investimento:

Depilstyle (sector de estética e beleza). Com um investimento inicial a partir de 7.900 euros, a Depilstyle especializou-se sobretudo na área da fotodepilação e de fotorejuvenescimento. Recentemente, a marca anunciou a assinatura de 30 novos contratos para abertura de lojas. O objectivo é atingir o número de 60 unidades no primeiro ano de actividade. Desenvolve a sua actividade num sector em franco crescimento.

Valores (compra e venda de ouro).  Este é outro sector em grande, sendo a Valores a primeira empresa que, em  2008, permitiu a possibilidade de abertura de lojas em regime de franchising.  Com um investimento desde 19.800 euros, a marca possui actualmente cerca de 60 franchisados distribuídos por todo o território nacional. O próximo passo é a internacionalização.

Jani King (limpezas). A Jani King é a empresa líder de limpezas a nível mundial. Permite ser franchisado por um total de 10 mil euros. Este valor tanto pode ser pago a pronto, como pago apenas com uma entrada de 3.000 euros, sendo o remanescente financiado sem juros. A marca oferece formação e garante uma carteira inicial de clientes.  Neste momento dispõe de cerca de 20 franchisados em Portugal.
 

All Credit (consultoria financeira).  A empresa integra um grupo com experiência  crescente em franchising. Oferece aos seus clientes um serviço de consultoria financeira especializada, disponibilizando os mais competitivos produtos e serviços financeiros do mercado. O investimento inicial para a abertura de uma loja All Credit é de 15 mil euros.

OuroDamas (compra e venda de ouro). Num negócio em expansão, a OuroDamas apresenta como vantagens a isenção de royalties e um investimento inicial de 14 mil euros (loja chave-na-mão). O franchisado tem ainda a garantia de que todo o material comprado na sua agência ser-lhe-á adquirido pela própria marca ao melhor preço do mercado.