Passos para ser franchisado

   

Abrir um negócio em franchising é uma decisão importante. Costumam surgir inúmeras dúvidas ao investidor: qual o sector mais rentável, qual a marca mais conveniente, etc. Há alguns anos as feiras de franchising eram praticamente os únicos momentos em que os candidatos se podiam abeirar das marcas franchisadoras para esclarecer dúvidas e analisar a informação. Hoje em dia, a informação pode ser analisada a todo o momento em virtude das novas tecnologias, ocupando os portais um papel cada vez maior no contacto entre as partes.

Ainda assim é aconselhável seguir alguns passos:

  • Ter bem claro o seu perfil de investidor, para que a procura incida exclusivamente nos sectores e marcas compatíveis com esse perfil.
  • Solicitar informação prévia às marcas de interesse.
  • Seleccionar duas ou três marcas “finalistas” e agendar reunião.
  • Preparar uma lista com as perguntas mais importantes, de modo a esclarecer todas as dúvidas (conceito do negócio, valores de investimento, necessidades de pessoal, condições económicas do franchising, etc.)

O franchising é uma excelente oportunidade de começar um negócio próprio. A taxa de mortalidade das suas empresas é muito inferior à dos negócios independentes, mas isto não deve evitar que o futuro franchisado esteja atento e faça o “trabalho de casa”.